Apresentação






Festival francês de documentários chega ao Brasil em 2012

Realizado desde 2008 em Paris, 
FIDÉ anuncia a edição brasileira do evento em Curitiba 


Valorizar e difundir a produção documental realizada em escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo. Esta é a premissa do FIDÉ – Festival Internacional do Documentário Estudantil, que há quatro anos acontece na França e, a partir deste ano, chega ao Brasil para sua primeira edição, em Curitiba. 

Assim como o evento francês, o FIDÉ Brasil não será uma mostra competitiva voltada a premiações, e sim uma vitrine ampla e diversa de trabalhos singulares, que fogem da formatação e padronização típicas dos meios tradicionais. Seu objetivo é apoiar e dar visibilidade ao trabalho de jovens realizadores, das escolas, universidades e outros centros de formação, promovendo a multiplicidade e a transversalidade das artes. Ao criar um espaço de debate, troca de experiências e colaboração entre o público, estudantes e profissionais, o FIDÉ ainda se revela um trampolim para a inserção de jovens realizadores no mercado de trabalho. 

Ao longo de três dias serão exibidos documentários de vários países, legendados em português, com destaque para uma seleção especial de filmes apresentados nas últimas edições do festival na França. Além das sessões, haverá debates, encontros com profissionais, entre outras atrações. O evento acontecerá em Curitiba, em local a definir. 

As inscrições do FIDÉ Brasil estão abertas desde 1° de junho de 2013 para documentários brasileiros e internacionais de longa, média e curta duração, realizados por estudantes. Os filmes exibidos durante o FIDÉ Brasil farão parte de uma pré-seleção para a mostra francesa, podendo integrar a programação de ambos os eventos – que acontecem no mês de novembro. Dessa forma, o FIDÉ atua tanto local quanto internacionalmente, criando uma programação comum entre as edições brasileira e francesa, o que facilita o intercâmbio de documentários entre os países.


Origem 

O FIDÉ (sigla para Festival International du Documentaire Étudiant) nasceu do desejo de estimular e apoiar a produção de documentários, sendo o único festival dedicado exclusivamente às produções documentais estudantis na França. Ao longo de quatro edições, desde 2008, cerca de cem filmes e documentários sonoros foram exibidos ao público, originários de mais de 20 países, como Bulgária, Inglaterra, Rússia, Marrocos, Líbano, República Tcheca, Eslovênia, Birmânia, Espanha, entre outros. Além das sessões, o evento privilegia debates, performances teatrais de inspiração documental, animações musicais, etc. Em 2012, o público esperado para a quinta edição do FIDÉ na França é de 700 pessoas. No site www.fide.lesimpatientes.org é possível assistir ao trailer do festival de 2011. 

 


Contato Assessoria de Comunicação: 

Mariana Sanchez

+ 55 41 99615565